Marketing relacional, será que aplicas esta visão na tua empresa?

Marketing Relacional

Nos anos 60, as práticas de marketing eram focadas especialmente nos produtos. Havia consumo em “massa”, a informação não era vasta e desta forma as pessoas seguiam de forma mais recorrente “tendências de compra” da maioria. Todavia, com o passar dos anos, esta tendência tem vindo a inverter-se de forma significativa. A evolução da internet, o fácil acesso à informação, o contínuo crescimento da concorrência entre empresas e a natural diferenciação entre produtos ou serviços, são fatores que contribuíram para uma mudança de paradigma de consumo. Hoje em dia, vender um produto/serviço a um cliente e parar por aí, já não é suficiente. O mercado está mais exigente, procura avaliar muito bem as ofertas existentes antes de tomar as suas decisões. É por estes motivos que se torna necessário criar e manter relações que sejam satisfatórias para as partes envolvidas no negócio.

Mas, o que é o Marketing Relacional?

Podemos definir Marketing Relacional como o conjunto de estratégias usadas por empresas para se destacarem, se relacionarem e fidelizarem clientes. O objetivo é criar, manter e desenvolver relações, de modo a haver mútuo cumprimento dos objetivos das partes envolvidas, o que pode ser conseguido através do sério envolvimento e mútuo comprimento de acordos estabelecidos entre as partes.

Ao definirmos e aplicarmos estratégias de marketing relacional, estarás:

  • A estabelecer proximidade com os teus clientes;
  • A otimizar o teu funil de vendas;
  • A criar maior fidelização;
  • A aumentar a faturação;
  • A garantir um melhor posicionamento no mercado.

Já percebeste as vantagens que estas estratégias proporcionam aos negócios? Se sim, continua a ler o nosso artigo. Vamos agora perceber como podemos aplicá-las.

Marketing Relacional

Marketing Relacional:
Como conquistar e fidelizar clientes?

Técnicas e ferramentas para aplicar este conceito: 

  • Redes sociais: as redes sociais são plataformas digitais que geram um enorme benefício, desde que as utilizes de maneira certa para comunicares com o teu público e clientes. São sinónimo de relacionamento direto e são ótimos canais para construir relações de confiança.
  • Email marketing: os emails são uma das principais ferramentas de comunicação entre uma empresa e os seus contactos. É através desta técnica que mantemos uma comunicação constante com as leads e clientes. Além desta vantagem, os emails potenciam uma excelente nutrição perante potenciais clientes e auxiliam as empresas a estabelecer uma linha de comunicação contínua.
  • Mobile marketing: todos os dispositivos mobile podem ser utilizados como ferramenta de contacto com os clientes ou potenciais clientes. Através de uma chamada ou de envio de mensagens personalizadas podemos criar laços fortes e garantir que estamos a fazer uma comunicação útil e vantajosa para o nosso público.
  • Visitas presenciais ou videochamada: o intuito é veres com os teus próprios olhos se está tudo bem e se o cliente está satisfeito com os resultados que está a obter. É fundamente aplicar este procedimento de modo a garantir proximidade e especialmente acompanhamento.

O Marketing deve ser por sua natureza relacional. Na TAU TAU temos este conceito como linha de atuação. Fica a saber a forma como atuamos:

  • Procuramos criar e manter relacionamentos com caráter duradouro, reciprocamente proveitosos e satisfatórios;
  • Diferenciamos os nossos clientes e procuramos oferecer serviços personalizados, isto significa que nos focamos em desenvolver um trabalho à medida do nosso cliente;
  • Interagimos de forma regular, através de uma comunicação constante;
  • Cuidamos dos nossos clientes através de análise de desempenho/feedback do público e da otimização de processos. Procuramos interagir com os clientes através dos canais que lhes sejam mais convenientes;
  • Agradecemos sempre a oportunidade, preferência e solicitamos avaliações constantes dos nossos serviços, que nos permitem melhorar;
  • A nossa forma de trabalhar é focada na criação de soluções perante necessidades existentes de forma a criar benefício ao cliente;
  • Personalizamos o serviço e preço de acordo com as necessidades e possibilidade de investimento do cliente;
  • Produzimos conteúdo relevante, de forma gratuita e vantajosa no nosso blog e redes sociais, de forma a transmitirmos conhecimento e boas práticas ao mercado;
  • Vamos ao encontro do cliente sempre que nos é solicitado ou apenas com o objetivo de o visitar e ver se está bem;
  • O nosso princípio é criar valor!

Com este artigo procuramos dar-te a conhecer os princípios, vantagens e técnicas de marketing de relacionamento que poderás aplicar de forma a garantires uma melhor projeção do teu negócio. Avança e diferencia-te!

Se queres saber mais sobre marketing digital, continua a acompanhar o nosso blog.

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