5 Red Flags nas Estratégias de Marketing Digital

Cada vez mais são criadas agências ou freelancers de Marketing e Marketing Digital. O aumento da oferta é ótimo para quem necessita implementar novas estratégias de Marketing ao seu negócio, mas não sabe por onde começar nem a quem recorrer.

O aumento da oferta implica a que, quem procura este tipo de serviço faça uma pesquisa, para saber qual empresa se adequa mais à sua marca. Nem todas as empresas têm os mesmos objetivos a nível de Marketing e essa tem de ser uma das primeiras questões a considerar quando se procuram profissionais desta área.

Antes de Contratar Tem Atenção!

Verifica como a empresa chega ao cliente no mundo online, com estratégias como a otimização do seu website (estratégia SEO); utilização das redes sociais (Facebook, Instagram e LinkedIn); utilização de blogs para partilhar ideias, informação e dicas e o feedback/ avaliações de clientes antigos.

Para além dessa pesquisa, deves ter em atenção e fazer algumas questões importantes quando se escolhe com que empresa trabalhar, como:

– O serviço é adaptado às minhas necessidades ou utilizam o mesmo modelo para todos?

– Como funciona o processo de comunicação?

– Utiliza alguma das estratégias que me está a propor?

– Tenho fácil acesso aos dados que utiliza para promover a minha marca?

– Já alguma vez trabalhou com uma empresa da minha área?

– Pode mostrar algum projeto com bons resultados?

– Qual é o feedback dos seus antigos clientes?

Com estas dicas será possível avaliar se a empresa que escolheste é a acertada para desenvolver a estratégia de Marketing Digital da tua marca ou se deves avançar no contato com outra agência.

5 Red Flags no Digital

Se já encontraste a empresa com quem trabalhar, não te esqueças que também é necessário saber avaliar se as estratégias implementadas foram as mais acertadas e se estão a dar bons resultados. Caso não estejas a ver resultados na parceria com essa empresa, analisa quais são os principais problemas das técnicas utilizadas para as campanhas planeadas. De seguida, deixamos-te algumas red flags a ter em atenção, de que a estratégia de Marketing Digital não é a mais acertada.

1- Não utilizam o Facebook Business Manager e o Google Ads & Analytics

É fundamental ter ferramentas para a criação e controlo constante das campanhas e os resultados que estas geram. Para que essa gestão tenha resultados concretos e analisáveis, utilizam-se plataformas de recolha de dados, como o Facebook Business Manager e o Google Analytics.

Estas plataformas ajudam a com que toda a informação esteja retida num só local, podendo ser mais fácil assim a comparação com campanhas anteriores e previsão de dados para campanhas futuras. O uso destas plataformas deve ser feito através da criação de uma conta para a marca e não um utilizador pessoal. Quando isto não acontece será mais difícil, no caso de rutura de contrato, recuperar os teus dados para utilizares mais tarde com um novo colaborador.

2- Não testam vários canais de comunicação

Para que as campanhas alcancem o público esperado, não basta publicar em todos os canais existentes e não realizar uma análise prévia de qual se adequa melhor à marca do cliente. Uma empresa ligada ao setor hoteleiro pode não se adequar às mesmas redes sociais que uma empresa do ramo do Marketing.

Isto significa que é imperativo que a agência ou freelancer que está encarregue da promoção da tua marca, avalie quais as redes sociais adequadas à tua marca e depois sim, defina uma estratégia para as mesmas. Se não o fizer e utilizar sempre o mesmo molde de divulgação para todos os seus clientes, pode não ser a melhor escolha de parceria para ti.

3- Não fazem testes A/B

Os testes A/B utilizam-se para comparar variáveis para observar qual delas obtém melhores resultados. Este tipo de teste é muito utilizado para avaliar a taxa de conversão através de Landing Pages, CTAs (Call-To-Action) e Emails.

Algumas plataformas já oferecem diretamente estes testes para analisar a performance das variáveis de uma campanha. A utilização deste tipo de testes ajuda a otimizar o processo de decisão, com base em números concretos, possibilitando uma taxa de conversão mais elevada.

Se a agência com que trabalhas não utiliza este tipo de testes, não estará a rentabilizar o teu budget eficazmente e consequentemente, não irá atingir e converter o público pretendido para a tua marca.

4- Não estão atentos às novas tendências

Atualmente, o Marketing é uma área muito interligada com a tecnologia e a sociedade e por isso, está em constante desenvolvimento e avanço. Isto obriga a com que o profissional de Marketing esteja em constante procura e aprendizagem das novas tendências, como por exemplo no último ano, a utilização de pubs no Tik Tok.

A procura de soluções novas e inovadores para captar o teu público deve ser uma característica essencial na tua colaboradora de Marketing. Quando isto não acontece, aconselhamos a que procures alguém da área com uma nova visão e perspetiva para a promoção da tua marca.

5- Foco pouco abrangente

O profissional de Marketing não deve estar focado em apenas uma tarefa e no que esta implica. Deve pensar sempre de forma a abranger todas as necessidades do cliente e avaliar todos os procedimentos ao longo do processo de compra.

O profissional de Marketing que apenas oriente uma tarefa de cada vez, não consegue estimar corretamente o seu desempenho, tendo então um foco muito restrito. Isto afetará a performance de todas as outras áreas ligadas ao Marketing, o que custará tempo e dinheiro ao teu negócio.

 

Esperamos que este artigo te tenha alertado o quão importante é fazer uma análise a priori das empresas com quem se quer fazer uma parceria e que neste caso, algumas agências de Marketing, por vezes, podem não ser as mais acertadas para a marca.

Lembra-te que para conseguires com que a tua marca tenha sucesso não basta estar no processo inicial da sua promoção, mas sim, manter uma comunicação constante com a agência responsável e fazer uma avaliação mensal do desempenho das estratégias da mesma.

 

Se precisares de ajuda de uma agência de Marketing Digital que dinamize a tua marca, podes contar connosco. O teu sucesso dita o nosso sucesso.

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