Estes últimos dois anos foram de completa mudança a todos os níveis, incluindo no Marketing. A crise pandémica mundial não só levou a uma alteração de comportamentos e rotinas, como também criou novas tecnologias e métodos de comunicar.
Considera-se que, desde a Revolução Industrial, o Marketing sofreu 5 grandes transformações: Marketing 1.0 (foco no produto), Marketing 2.0 (foco no consumidor), Marketing 3.0 (foco nos valores), Marketing 4.0 (foco no digital) e Marketing 5.0 (foco na inteligência artificial e na humanização).
O que é o 5.0?
A novidade de 2021, o Marketing 5.0, é a união da tecnologia avançada com o fator humano. Apesar de ser uma técnica recente, que ainda se está a inserir nas empresas devido à sua complexidade, o 5.0 é o avanço natural do Marketing Digital.
Com o avanço significativo da pandemia neste último ano, foi necessário criar uma ligação entre o Marketing e o consumidor, reforçando a importância do 5.0. A implementação do 5.0 nos negócios, obrigou inicialmente a que todas as empresas tivessem que criar a sua presença online, sendo esta considerada uma fase decisiva para sobreviver a pandemia.
O Marketing 5.0 é assim, o produto gerado pelo o avanço no digital com a inteligência artificial e a automação e a importância da recolha de dados do consumidor.
Qual é a importância do Marketing 5.0?
Com a mudança cultural e do público neste ano, o Marketing 5.0 vem coagir os negócios a adaptarem-se a esta nova realidade. A preocupação com causas e valores e a inclusão das tecnologias nesses processos criativos, obriga as marcas a apostar no Marketing Social.
O Marketing 5.0 obriga também a com que as empresas consigam gerir o seu posicionamento interno e externo e que tenham a capacidade de ultrapassar obstáculos de forma rápida e eficaz.
Por isso, o Marketing 5.0 é uma chamada de atenção a todas as marcas de que o mundo está em constante mudança e é necessário ter uma capacidade de adaptação rápida para conseguir gerar lucro e não descuidar a promoção e ajuda a causas sociais.
Consumidor 5.0
O consumidor 5.0 foi afetado com a pandemia e com a alteração das suas rotinas por isso, os seus comportamentos e prioridades alteraram. Este procura criar uma ligação e aproximação com as marcas que utiliza e que estas respondam não só às suas necessidades materiais como também emocionais.
Para que a tua marca consiga impactar o consumidor 5.0 e criar empatia, tens que responder as estas 5 necessidades principais:
👉 Estimular o lado emocional e a memória do teu cliente;
👉 Apoiar causas justas;
👉 Utilizar consumidores como embaixadores da tua marca;
👉 Divulgar ações de responsabilidade social e ambiental;
👉 Apostar nos nanoinfluencers e microinfluencers que se enquadram nos valores da marca.
Dicas para o 5.0
Ao inserires o Marketing 5.0 na tua empresa, tens que ter como objetivo criar uma ligação com o teu consumidor para potencializar os teus ganhos e para isso tens que ter em atenção as seguintes dicas:
- Utilização do Marketing preditivo para identificar novas oportunidades, estabelecer propostas de valor e definir o conteúdo que mais se adequa ao público-alvo;
- A recolha de dados significativos do teu consumidor é feita através da automação, ou seja, através da descoberta de padrões, uso de algoritmos lógicos e programas com tarefas repetitivas;
- A inteligência artificial é um fator importante para melhorar/criar novas experiências no processo de compra e utilização do produto;
- Criação de um novo departamento para avaliar o customer sucess e medição de leads;
- A agilidade é determinante para criar e apurar resultados em tempo real.
Com este artigo conseguiste perceber o que é o Marketing 5.0, a sua importância, o que mudou no consumidor e algumas dicas para conseguires implementar esta nova estratégia na tua empresa. Lembra-te que adaptares-te ao novo mercado tecnológico e também ao teu consumidor e aos seus valores, é o fator chave para conseguires com que a tua marca tenha sucesso.
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