Os 10 elementos que todas as estratégias digitais devem ter.

Elementos das redes sociais

Tens uma estratégia para as tuas redes sociais?

Provavelmente tens noção do que desejas partilhar, porém, tem pensado qual é o seu objetivo, quem quer atrair, os eixos de comunicação que deve ter? Dá resposta aos seus seguidores?

Estas são apenas algumas das questões que devem ser tidas em conta quando falamos de estratégia digital. Existem muitas empresas que não documentam, que não planeiam, nem acompanham de verdade tudo o que é publicado. O resultado são perfis com baixos níveis de interação e em que se começa a verificar desinteresse do público na página e, consequentemente, no seu negócio.

Está na hora de mudar a tua perspetiva e de começar a ganhar a noção de que as plataformas que utilizas para comunicar com o teu público devem ser sempre bem planeadas e otimizadas. Queres saber como criar uma estratégia digital? Vamos lá!

Começamos por partilhar contigo que a estratégia das tuas redes sociais deve ser implacável para que atinja uma maior notoriedade e para que estas plataformas acompanhem verdadeiramente o crescimento do teu negócio. Elas representam oportunidades para atender os teus clientes, para atrair novos, para estudar comportamento do mercado e dos teus concorrentes.

Elementos das redes sociais

Os 10 elementos que a sua estratégia deve ter:

1. Regularidade

Quando falamos em regularidade isto implica que tenhas dias e horários específicos para publicar o teu conteúdo. É preciso ser regular para que as pessoas saibam que irá haver novo conteúdo e desta forma ser possível manter o interesse pela sua marca e negócio. Com a regularidade estás a dizer ao público que a tua marca é confiável e organizada. Se não tiver regularidade, o teu público provavelmente não terá muitos motivos para continuar a seguir.

2. Personalidade própria

A autenticidade é muito importante. O público gosta de perceber o que as marcas têm para oferecer. Se adotares um estilo igual aos outros, as pessoas vão perceber e isto não te irá trazer distintividade.

O melhor é ter sempre conteúdos, layouts e um tom de voz próprios. Desta maneira, as pessoas irão identificar-se e perceber que está a dirigir-se exclusivamente para elas. Com esta estratégia, vão rapidamente identificar-se com a sua marca.

3. Compreensão de cada rede social

As marcas que se distinguem procuram adaptar-se ao contexto de cada rede social e é desta forma que têm sucesso. Cada rede tem um propósito, um tipo de público e um fundamento em relação aos conteúdos que as pessoas desejam ver e acompanhar.  É importante que não repliques conteúdos e que entendas como deves comunicar em cada rede social.

4. Retargeting

Esta é uma prática que te levará a mostrar anúncios específicos de produtos ou serviços a pessoas que já tiveram contacto com eles e que até podem ter ponderado comprar mas, que por algum motivo, não avançaram.

Com esta tática, quando a pessoa que se cruzou anteriormente com o seu produto/serviço, acede a uma rede social na qual passa mais tempo, ela irá ver um anúncio atraente, que a convida a voltar ao teu site e a finalizar a compra.

Esta prática também pode ser utilizada com o objetivo de direcionar novamente as pessoas para um determinado artigo do teu blog, para um evento que esteja a promover no site, entre outros.

5. Direcionamento de tráfego

Direcionar as pessoas para o seu site é muito importante. Quando consegue atrair a sua audiência ideal, é muito importante direcioná-la para o seu site, e-commerce ou blog.
Três das ações que levam à operacionalização desta estratégia são os anúncios, as partilhas de conteúdo do site e as landing pages.

Estando no site, as pessoas passam a estar numa plataforma que é sua, sem as distrações que um feed social representa.

6. Engagement

Engagement é o que leva as pessoas a ouvirem os seus conselhos, recomendações e a quererem seguir os seus conteúdos, porque lhe reconhecem valor.

Para tal, é fundamental que partilhe conteúdo relevante. Não pense apenas em criar conteúdo de autopromoção. As pessoas querem conectar-se com marcas e não ver conteúdo exclusivamente dedicado a vendas.

Se for capaz de adaptar a sua estratégia de conteúdo, poderá conseguir um maior engagement do seu público.

7. Crescimento Orgânico

Se está à espera de divulgar uma imagem ou um vídeo e esperar que as pessoas venham “a correr” ver o que publicou, está enganado. Não é assim que funciona e depender unicamente de anúncios também não é a melhor prática.

O crescimento orgânico requer consistência, constância de conteúdos, processos claros para gerar interações e publicidade paga, isto é, anúncios.

Verá um maior crescimento orgânico na medida em que apostar num mix de estratégias corretas e coerentes.

8. Plano de crise

Por vezes acontecem situações imprevisíveis que podem descredibilizar um negócio ou uma entidade. É fundamental que tenha pensado como deve agir em situações de crise. Desta forma estará preparado para agir em conformidade, mantendo a credibilidade da sua marca.


9. Equipa treinada e qualificada

É aconselhável que selecione pessoas treinadas para ficarem responsáveis pelas suas plataformas digitais. Uma coisa é utilizá-las para fins pessoais e outra, é utilizá-las como canal de comunicação direta com os clientes/comunidade.

Todas as interações nas fanpages são públicas e isto requer uma equipa qualificada e treinada para gerir as várias interações. A sua equipa precisa de continuar a qualificar-se e a treinar para estar cada vez mais preparada para dar resposta a todas as situações.


10. KPI’s definidos

Os indicadores de desempenho são responsáveis por mostrar a eficácia da sua estratégia, sem eles não consegue acompanhar o esforço que está a fazer com o investimento nas suas plataformas digitais.

Para saber analisar o seu desempenho é fundamental ter KPI’s definidos na sua estratégia digital.

Se queres saber mais sobre marketing digital, continua a acompanhar o nosso blog.

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