O Marketing Digital funciona para todos os negócios?

O Marketing Digital funciona para todos os negócios?

Claro que sim, é vital hoje em dia as empresas terem uma presença digital. Primeiro, porque os clientes são pessoas, que passam cada vez mais tempo online e que acedem às redes sociais várias vezes durante o dia. Se tudo isto é verdade, então o teu negócio deve estar obrigatoriamente online.
A internet continua a trazer novas soluções digitais a cada dia que passa, revolucionando completamente a forma como consumimos informação. Influenciam as nossas decisões, alteram hábitos e reinventam rotinas. Algo que foi acentuado durante o período de confinamento e vem acelerar a necessidade de transformação digital das empresas. E tal como as pessoas em geral se adaptam às mudanças, também qualquer negócio deve procurar fazê-lo e acompanhar as tendências. Mas e o Marketing Tradicional? Deixou de ser uma opção viável? Vamos explicar-te em detalhe.

Devo investir em Marketing Digital ou optar pelo Marketing Tradicional?

Esta é uma dúvida comum, que pode ser respondida entendendo o que representa cada uma destas estratégias e as diferenças entre elas. Cada uma delas, pede diferentes recursos e apresenta vantagens e limitações. Mas, seja qual for a estratégia utilizada, o foco  é sempre perceber quais são as necessidades dos consumidores, promover e divulgar soluções, criar novas oportunidades de negócio, aumentar o volume de negócios e/ou conquistar clientes.

Vamos explicar primeiramente de forma resumida o que é o Marketing Tradicional e de seguida, o que é o Marketing Digital, indicando as suas vantagens e alguns dados pertinentes.

O que é Marketing Tradicional?

O marketing tradicional pode ser visto como toda a comunicação e promoção de marcas, produtos e/ou serviços através de meios offline, tais como a televisão, a rádio, os outdoors, as revistas, os jornais, outros meios de publicidade. Basta pensar em exemplos como os anúncios de Tv, cartazes afixados por todo o lado ou mesmo aqueles panfletos que deixam por vezes no teu carro. Estes são canais reconhecidamente offline.

Os anúncios de tv, como todos sabemos, exigem um investimento mais elevado, valores estes, que a maioria das pequenas e médias empresas não está disposta a alocar. Normalmente, optam por fazer uns cartazes, apostam em outdoors ou até mesmo em panfletos, que ficam a um custo mais reduzido. Mas será esta uma estratégia obsoleta?

Vantagens de optar pelo Marketing Tradicional ou Offline:

Se achas que estas formas de comunicação já não resultam, independentemente do budget disponível, vamos já indicar-te quais as principais vantagens do Marketing Tradicional:

  • Visibilidade offline: o alcance dos meios tradicionais é muito grande, podendo aumentar o brand awareness da marca; 
  • Grande Alcance: apenas com o marketing tradicional é possível chegar a zonas sem acesso à internet ou TV, através de rádio ou meios impressos, como panfletos, cartazes, entre outros; 
  • Atingir um público mais velho: a grande maioria das pessoas mais velhas, apesar deste facto estar a mudar, ainda não têm o costume de aceder à internet; 
  • Confiança: por ser tangível, as comunicações “impressas” são consideradas pelos consumidores como sendo mais “reais” do que as campanhas online;
  • Visibilidade online: é verdade, se a tua campanha for bem sucedida, pode impulsionar a visibilidade da tua marca na internet de forma orgânica.

Podemos então concluir que o Marketing Tradicional apesar de fazer uso de estratégias e canais mais antigos, ainda pode fazer sentido para uma grande parte das empresas. Os valores de investimento necessários podem ser diversos. Dependendo da ação que queiras implementar, podes estar a estimular o alcance de todo o tipo de negócio. Mas é importante ter em conta que apenas com uma estratégia bem delineada e implementada corretamente é possível garantir retorno sobre o investimento feito.

O que é Marketing Digital

O Marketing Digital é o conjunto de todas as estratégias, ações e comunicações feitas em ambiente online, seja através de blogs, sites, redes sociais, motores de busca e outras plataformas digitais, com o objetivo de divulgar e vender um determinado produto ou serviço. 

A internet oferece diversos canais digitais para explorar, sendo compatível com vários dispositivos, que são cada vez mais utilizados pela população em geral. Incluindo as pessoas mais velhas, que se têm adaptado às novas tecnologias, com cerca de 25% da população acima de 60 anos no mundo, ou seja, 1 em cada 4 pessoas nessa faixa etária já usa a internet. Aliás, de acordo com a E-commerce Foundation, cerca de 88% dos consumidores pesquisa informações sobre um produto ou serviço antes de efetuar uma compra online ou na loja física. O que demonstra o quão importante é estar presente no mundo digital hoje em dia porque uma empresa que “não é vista, não é lembrada”, certo? 

Vantagens de investir em Marketing Digital e alguns dados importantes

São imensas as vantagens de apostar no mundo digital, apesar da concorrência aumentar a cada dia que passa. Por exemplo, são criados milhares de novos sites diariamente, mas ainda assim, é importante teres uma presença online consistente, para que os teus clientes encontrem informação sobre o teu negócio e possam interagir contigo. Mais de metade da população mundial, cerca de 3,8 mil milhões de pessoas, já tem e utiliza alguma rede social, como o Facebook, Instagram, Youtube, Whatsapp, entre outras. Ou seja, se não estiveres presente no mundo digital, lembra-te que algum dos teus concorrentes vai aproveitar essa oportunidade.

Vamos então enumerar algumas vantagens de estares online : 

  • Alcance internacional: o alcance online não apresenta limites ou fronteiras. O teu conteúdo pode ser visto a qualquer dia e a qualquer hora no outro lado do mundo e por qualquer pessoa com acesso à internet; 
  • Ganhar autoridade e notoriedade de marca: uma marca ativa a partir de um site, blog corporativo ou rede social, através de conteúdo relevante que esclareça dúvidas ou que ajude a resolver problemas do público-alvo, demonstra que domina um determinado assunto e torna-se mais relevante. Tornando-se numa referência para os seus clientes, vai gerar confiança na marca, melhorar o seu posicionamento e atrair mais interessados. 
  • Segmentação: enquanto em qualquer comunicação offline não é possível saber quem vai ser impactado com aquele anúncio de Tv ou flyer, a publicidade online permite definir o(s) público(s)-alvo para as campanhas, tendo em conta o género, faixa etária, localização, interesses, etc. Ou seja, vais usar os teus recursos de forma mais eficiente e eficaz.
  • Personalização: além da possibilidade de segmentar, é possível personalizar as campanhas. Mesmo dentro de uma audiência, cada cliente tem um perfil diferente e o Marketing Digital permite criar conteúdos e ofertas únicas para cada um. 
  • Resultados mensuráveis: é possível medir os resultados das tuas estratégias com maior precisão e em tempo real. Por exemplo, através de determinadas plataformas, conseguimos perceber quanto tempo cada utilizador passa no teu site, quantas páginas visitou ou em que produtos clicou.
  • Excelente custo-benefício: criar presença online não exige qualquer tipo de investimento e é possível fazer publicidade mesmo com orçamentos mais baixos. 

Mais ainda, em publicidade online só pagas quando consegues algum resultado. Espera, como assim?
É verdade. Os modelos mais utilizados em publicidade online cobram tendo em conta o Custo Por Clique (CPC), Custo Por Mil Visualizações (CPM) ou Custo Por Aquisição (CPA), ou seja, tu só pagas quando alguém clica no teu anúncio, quando o visualiza ou quando alguém faz uma compra. Isto é fantástico! Olha bem para estes números: são feitas mais de 63.000 pesquisas por segundo em média, o que totaliza mais de 5,6 mil milhões de pesquisas por dia. E em 65% dessas pesquisas o utilizador clica num anúncio. É impressionante.

Em jeito de conclusão, o Marketing Digital tanto pode ser utilizado por PMEs com poucos recursos como por empresas de maior dimensão com budgets de milhões. Mas os resultados de uma boa estratégia não dependem necessariamente do que investes, mas sim da forma como a planeias e geres. E se grandes empresas são exemplos nas suas indústrias e têm presença online, então não digas que ainda não estás convencido… Estás a perder dinheiro e é altura de mudares esse paradigma!

Novos tempos exigem novas formas de comunicar. Os consumidores procuram confiança e consistência em qualquer marca, pelo que as fases de planeamento e execução são extremamente importantes. E são cada vez mais os adeptos de compras online.
Logo, através do Marketing Digital, além de te adaptares ao panorama atual, podes ganhar uma maior visibilidade para a tua marca a baixo custo e criar uma comunidade online com os teus clientes, que se torna mais rentável ao longo do tempo. Não esquecer que os estudos indicam que adquirir um novo cliente fica 4 vezes mais caro que manter os clientes atuais. Portanto, aposta neles, interage com eles nas redes sociais e ao mesmo tempo ainda podes chegar a mais pessoas. Aproveita a oportunidade.

Queres melhorar os teus resultados ou saber mais sobre marketing digital? Fala connosco ou continua a acompanhar o nosso blog.

Não existem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart