Estamos a chegar a uma altura do ano que tem duas das datas mais importantes para as marcas e consumidores de todo o mundo e, que também indicam o início das campanhas natalícias. A Black Friday e a Cyber Monday são conceitos criados originalmente nos Estados Unidos (EUA). São cada vez mais populares no nosso país e a nível mundial. Nestas datas, vemos as empresas aplicarem promoções e descontos especiais nos seus produtos/serviços e a promovê-los nas suas lojas físicas e digitais.
Com novos recordes de vendas a serem atingidos a cada ano que passa e após o cancelamento de praticamente todos os eventos em 2020, devido à situação pandémica atual, é esperado que os valores atingidos nestas datas este ano sejam ainda mais impressionantes, especialmente a nível digital, apesar do período de incerteza que vivemos.
Black Friday: o que é e dados importantes
A Black Friday ou “Sexta-feira negra” é um grande evento promocional que se realiza todos os anos na última sexta-feira de novembro, que este ano será no dia 27 de novembro. Surgiu nos Estados Unidos na década de 90 e é hoje internacionalmente famosa pelas múltiplas marcas que aplicam descontos “brutais” nos seus produtos/serviços como estratégia de vendas, levando multidões de pessoas a fazer filas às portas das lojas em todo o mundo para aproveitar os melhores preços.
O conceito era inicialmente utilizado pelas empresas com o objetivo de aumentar o tráfego das lojas físicas. Mas, ao longo do tempo, tem ganho uma preponderância cada vez maior nos vários canais digitais, nomeadamente, no e-commerce, criando-se assim um sistema de venda cada vez mais omnicanal.
Este ano, devido à pandemia, torna-se imperativo investir nos canais online para maximizar oportunidades de venda. Manter o foco em mobile é fundamental. Segundo um estudo da Consumer Trends, 84% dos inquiridos tenciona comprar nesta Black Friday e os produtos de tecnologia continuam a ser a categoria mais procurada pelos portugueses.
Cyber Monday: o que é e dados importantes
A Cyber Monday corresponde ao evento promocional que se realiza todos os anos na primeira segunda-feira logo a seguir à Black Friday, que este ano é dia 30 de novembro. Também foi criada nos EUA para incentivar e promover as compras online numa altura em que o e-commerce não tinha a importância de hoje para as marcas. Rapidamente se tornou num êxito a nível mundial que representa milhares de milhões de euros em vendas online.
O contexto pandémico veio acelerar o consumo online e quebrar barreiras nos hábitos de compra dos portugueses. A intenção de realizar compras exclusivamente online subiu mais do que 2,5 vezes no nosso país. Tal representa um aumento de 36% face aos 14% do ano passado, cita a Consumer Trends, e confirma assim a tendência para 2020: uma grande mudança nos canais de compra, com menos clientes nas lojas físicas e um fluxo ainda maior no canal digital. A intenção de compra tanto online como offline desceu para 41%, face aos 52% registados em 2019. Segundo a European Business School só no primeiro semestre de 2020, um em cada quatro portugueses comprou online e pretende aumentar esse hábito. O digital é sem dúvida uma excelente oportunidade para aumentares as vendas e resultados. Agora mais do que nunca.
Black Friday e Cyber Monday: tendências para 2020
Eventos como a Black Friday e Cyber Monday representam grandes oportunidades de negócio para as empresas em geral e estas têm investido ativamente no digital de forma a maximizar o retorno dos seus investimentos. Mais do que isso, a tendência é a opção de grandes marcas em alargar estas campanhas promocionais por um período de tempo maior. Ou seja, a Black Friday e Cyber Monday não são eventos isolados mas sim parte de uma estratégia alinhada e adaptada para atuar como um todo. Ofertas mais longas que podem durar vários dias, apresentam um incentivo maior ao consumo e trazem por isso melhores resultados.
E este ano faz ainda mais sentido alargar as campanhas, com especial foco no canal online para responder ao receio dos consumidores em relação à possibilidade de ajuntamentos ou problemas com stocks de produtos, por exemplo.
Adeus Black Friday. Olá “Black Season”?
A nova tendência com campanhas mais longas, deverá trazer uma mudança no paradigma atual e pode significar a transformação do evento Black Friday na Black Season. Uma season ou temporada de promoções poderá mesmo ser o caminho futuro para as marcas.
As mudanças abruptas que 2020 trouxe aos hábitos dos consumidores são possivelmente para ficar e espera-se um aumento expressivo de compras online apesar do contexto de incerteza generalizada. Neste ano, os consumidores portugueses tencionam gastar em média cerca de 321,61€ no período promocional “Black Season”.
Sabemos que o consumidor é naturalmente atraído por promoções e descontos. Portanto, é altura de agir. Já começaste a delinear a estratégia para o teu negócio? Aproveita ao máximo as oportunidades que eventos como a Black Friday e Cyber Monday trazem.
Ainda estás a tempo de investir no digital para chegar mais longe!
Se precisares de ajuda e quiseres melhorar os teus resultados, fala connosco Para saber mais sobre Marketing Digital, acompanha o nosso blog. Podes ainda acompanhar-nos nas redes sociais Facebook, Instagram, Tik Tok e Linkedin.