7 Dicas essenciais para ter ideias de conteúdo

O conteúdo é um dos maiores e mais importantes pilares para qualquer estratégia de marketing de sucesso. Tanto que se costuma dizer: o conteúdo é rei! Obviamente que não vale a pena utilizar recursos desnecessariamente e criar conteúdos à toa, importa sim criar conteúdo de qualidade porque é assim que crias valor para o teu público, incentivando mais pessoas a visitar o teu site, página ou loja online.

As vantagens de uma estratégia de conteúdo

Com uma boa estratégia de conteúdo produz-se informação relevante e de qualidade para uma certa audiência, sendo útil e facilmente partilhável. Não é aplicável quando se procura obter resultados imediatos, porque para tal, existe a publicidade online. Mas dentro de uma estratégia de Marketing Digital, idealmente investe-se tanto na produção de conteúdo relevante como em publicidade de modo a maximizar os resultados e os ganhos.

Relativamente a uma estratégia de conteúdo, são várias as vantagens para a tua empresa:
– Aumenta a visibilidade de marca;
– Gera mais tráfego para o teu site ou loja online;
– Constrói credibilidade e autoridade de marca;
– Melhora a taxa de conversão;
– Promove a captura de leads;
– Influencia o teu cliente no processo de decisão de compra;
– Reduz custos.

Dicas para ter ideias de conteúdo

Agora já sabes as vantagens de criar bom conteúdo e tens consciência de que uma estratégia bem delineada é capaz de alcançar o teu público-alvo de forma mais eficaz. Mais do que informar a tua audiência, podes educá-la para que saibam utilizar o teu produto ou serviço. Dessa forma serás reconhecido como um especialista na tua indústria e vais criar mais confiança na tua marca. Consequentemente chegar a mais pessoas, com um maior número de visitantes no teu site ou loja online, vais melhorar a tua taxa de conversão e ver os resultados a crescer.
Fica atento, que de seguida vamos dar-te 7 dicas para ideias de conteúdo de qualidade:

1 – Acompanha as notícias do teu nicho

A nossa primeira dica é estar atento às tendências. Deves procurar estar sempre atualizado em relação aos acontecimentos dentro do teu setor ou indústria de atuação. Isto não significa falar sobre todos os eventos, mas fazer uma análise sobre aquilo que é mais relevante de forma a seres capaz de adaptar a tua comunicação e te tornares uma referência no teu mercado.
Cria conteúdo sobre as últimas novidades do teu nicho, como notícias ou infográficos.

2 – Usa o Google Trends

O Google Trends é uma ferramenta gratuita e acessível a partir de qualquer navegador que disponibiliza os dados sobre o número de pesquisas sobre determinados termos e palavras-chave, permitindo assim saber as principais tendências relacionadas com um determinado tema. É capaz igualmente de fornecer informações de acordo com a localização e o período de tempo selecionado. Por exemplo, é possível saber quantas pessoas em Portugal pesquisaram sobre bicicletas nos últimos 12 meses, bem como os números de pesquisas por cada cidade. Assim, é possível perceber quais são os termos ou palavras-chave que se encontram em crescimento. Apesar destes dados serem baseados apenas nas pesquisas feitas no motor de pesquisa Google, não te esqueças que ele detém mais de 90% de todo o volume de pesquisas mundial. Sê parte da tendência, cria conteúdo novo e relevante, aborda temáticas que estão em alta ou que têm grande potencial para o teu mercado.

3 – Pesquisa hashtags nas redes sociais

Aprende a pesquisar hashtags nas redes sociais, como no Instagram. Esta é uma boa maneira de acompanhar as principais tendências nas redes sociais, mas cuidado que nem todas são indicadas para a tua marca e audiência. Além de pesquisar sobre as hashtags mais populares, deves obviamente identificar aquelas que estão relacionadas com o teu nicho. Se procuras desenvolver conteúdo relevante, que tal começar por abordar temas como as tais hashtags que encontraste e se encontram em tendência na rede social?

4 – Divulga gráficos, estatísticas ou estudos sobre a tua área

Estes tipos de formato permitem inserir uma grande quantidade de informação numa só imagem ou em várias, sendo extremamente valorizado pelas pessoas por serem mais fáceis de interpretar e de compreender. O conteúdo fica mais claro e deixa igualmente de estar cheio de texto. Vamos criar duas hipóteses como exemplo:
– Hipótese 1: Grande parte dos utilizadores de redes sociais acedem às mesmas várias vezes ao dia e recordam-se de ter visto publicidade nessas plataformas.
– Hipótese 2: 87% dos utilizadores de redes sociais acedem às mesmas várias vezes por dia, com cerca de 70% a indicar que se recorda de ter visto publicidade nessas plataformas (Marktest, 2020).
Este exemplo serve para reforçar a ideia de que a tua audiência procura informação completa e relevante, mas que seja de fácil compreensão e o menos cansativa possível.
É importante saber que recentemente o Facebook eliminou a restrição sobre 20% de texto inserido em anúncios com imagens, mas ainda assim é recomendado não ultrapassar esse valor.

Ideias de conteúdo

Ideias de conteúdo

5 – Promove conteúdo interativo

As redes sociais servem exatamente para a tua marca ser “social”. Estas plataformas surgiram com o intuito de promover a comunicação entre os seus utilizadores, sejam contas pessoais ou profissionais, e já contam com inúmeros tipos de ferramentas que podes aproveitar para conseguir um maior número de interações com a tua audiência, através de “gostos”, comentários, partilhas e por aí adiante. O foco deve ser a interação entre marca e o seu público-alvo.

6 – Divulga o conteúdo do teu blog

Já criaste um blog? Boa, então podes utilizar as redes sociais para divulgar o conteúdo que vais criando. No Facebook ou Twitter por exemplo podes incluir links externos nas tuas publicações para conseguires mais tráfego para o teu blog, já no Instagram as opções são mais limitadas. Podes pagar para conseguir incluir os links externos em anúncios patrocinados, ou podes colocá-los na tua Bio ou Biografia.
De qualquer forma as redes sociais são canais excelentes para divulgares o teu conteúdo.

7 – Pergunta aos teus seguidores

Sim, podes perguntar diretamente aos teus seguidores. As pessoas gostam de ser tidas em conta e podem ser boas fontes de sugestões ou ideias, porque é para eles que estás a criar este conteúdo em primeiro lugar. Não é? Então faz todo o sentido responder às suas questões ou problemas reais. É possível fazê-lo através de Fóruns, Blogs, Redes Sociais, etc. A partir das sugestões ou questões que conseguires, podes apostar em ideias como uma lista com todas as respostas às perguntas, um vídeo ou mesmo uma transmissão ao vivo para responder à tua audiência.

Dica extra: Promove o teu conteúdo!

Como já referimos, podes utilizar as redes sociais para divulgar o teu conteúdo. Tendo um blog ou não, a publicidade online é um excelente complemento para uma estratégia de conteúdo de sucesso. Em primeiro lugar, vais ter resultados em muito pouco tempo e ainda maior exposição relativamente ao teu conteúdo, alcançando ainda mais pessoas. Vale a pena pensar na criação de uma verba para impulsionar os teus resultados, já que anúncios online podem gerar um bom tráfego para o teu site ou loja online.

Conclusão

Estas são algumas ideias de conteúdo em que podes e deves apostar. Procura utilizar vários formatos, usa a criatividade a teu favor e tem sempre como objetivo final criar mais interação com o teu público-alvo. Assim chegas a cada vez mais pessoas e aumentas a probabilidade de as tornares clientes.
Como vimos, uma estratégia de conteúdo é muito importante pelo facto de te ajudar a promover a tua imagem de marca, onde podes educar o teu público-alvo e tornar-te uma referência no mercado. É precisamente das melhores formas para influenciares a tua audiência e desse modo melhorar as tuas vendas, através de investimentos mais reduzidos.
Recorda-te que uma estratégia de conteúdo é um investimento a médio e longo prazo. Se procuras resultados no imediato e num curto espaço de tempo, deves investir em publicidade online. A melhor solução é de facto conciliar estas duas estratégias, de forma a potencializar os teus ganhos.

Se precisares de ajuda para melhorar os teus resultados, seja com a produção de conteúdo de qualidade ou ainda para implementar uma estratégia de publicidade online, podes falar connosco. Para saber mais sobre Marketing Digital, acompanha o nosso blog e as nossas redes sociais Facebook, Instagram, Tik Tok e Linkedin.

Não existem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Informações

Fica a par das nossas novidades

* = campo obrigatório

Proudly developed by TauTau Agency © 2020

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart