A importância das cores para um design de sucesso

Ficas sem cor quando não tens os resultados esperados? Mas sabes qual o significado das cores para o design e para o marketing da tua empresa?

O poder persuasivo das cores é enorme, sendo capazes de influenciar as escolhas e ações dos consumidores,  pelo que escolher aquelas que transmitem a mensagem correta tem um impacto positivo nos teus resultados. Vamos descobrir os conceitos representados pelas mesmas.

A psicologia das cores: qual a opção certa para a tua marca

Conhecer a simbologia das cores é indispensável já que cada uma delas é capaz de transmitir uma mensagem específica e assim tornar os teus clientes mais propensos a sentir ou mesmo realizar uma certa ação.
É possível observar a importância das cores por todo o lado, como por exemplo nas regras de trânsito. Embora a percepção sobre as cores possa ser subjetiva, algumas cores têm significados universais tal como vamos ver de seguida.
As cores inserem-se em três categorias: frias, quentes e neutras. Passamos a explicar:

Cores frias

De uma forma geral, as cores frias representam calma e tranquilidade. No entanto, podem também representar frieza. São elas: o Azul, o Verde e o Roxo.

  • Azul: É a cor da tranquilidade e confiabilidade, que reforça o sentimento de segurança e confiança dos clientes em relação à marca. Remete ainda para o profissionalismo e lealdade. Escolha popular entre empresas de tecnologia e bens de consumo.

 

  • Verde: Geralmente relacionado à frescura e à natureza ou sustentabilidade, o verde simboliza a esperança, confiança e calma. É portanto utilizado pela indústria da energia, transportes e instituições financeiras, podendo passar pela tecnologia e marcas de produtos naturais e saudáveis.

 

  • Roxo: Esta é a cor associada à realeza, elegância e sofisticação. Podendo ainda remeter para a originalidade e o bem-estar. É utilizada por isso em SPAs ou clínicas de estética e produtos de beleza por exemplo, bem como na indústria alimentar e tecnologia.

 

Cores quentes

As cores quentes são as mais vibrantes, nomeadamente o Vermelho, Amarelo e Laranja. Transmitem a sensação de calor, já que estão associadas ao sol e ao fogo, logo remetem para alegria e vivacidade.

  • Vermelho: É a cor da emoção, do poder e da força. É uma cor estimulante, capaz de estimular o apetite e portanto ideal para a indústria alimentar. É igualmente utilizada na indústria tecnológica, por remeter para a elegância e liderança.

 

  • Amarelo: É a cor do otimismo e da felicidade, da luz e da energia. Capaz de estimular o cérebro, atrai a atenção do consumidor e promove entusiasmo e alegria. Remete para a criatividade e o progresso. Daí ser bastante utilizada por marcas da indústria alimentar, por exemplo.

 

  • Laranja: Simboliza o movimento, espontaneidade e diversão. Estimulante e capaz de motivar, ao combinar a atividade do vermelho com a energia do amarelo, é ideal para empresas de tecnologia e saúde. Existem igualmente marcas alimentares que optam por esta cor, sendo bastante apelativa para os públicos mais novos, nomeadamente crianças e jovens.

 

Cores neutras

As cores neutras são aquelas que complementam todas as outras cores, principalmente o Branco que representa a luz. Além desta, as restantes cores neutras são o Preto que é a ausência de luz, e por fim o Cinzento, que resulta na combinação das primeiras.

  • Cinzento: É a cor neutra associada à nobreza, tranquilidade e pureza, transmitindo confiança. Promove ainda o equilíbrio e a estabilidade, sendo possível combinar com outras cores e bastante utilizada por empresas de tecnologia, da indústria automóvel e energia.
  • Preto: Cor associada ao prestígio, poder e riqueza. Remete também para a elite e o mistério. É utilizado pelas marcas que procuram evidenciar o alto padrão dos seus produtos ou serviços. Sendo geralmente a escolha ideal para vestuário, automóveis e tecnologia.

Provavelmente sabias quais eram todas estas marcas ao ver simplesmente o seu logótipo. Mais ainda, até te lembraste dos seus produtos e talvez a última campanha ou notícia relacionada com essa marca, bem como ainda pensaste se gostas dessa empresa ou não, não é verdade?

Toda essa informação indica a percepção que tens sobre a marca, sendo que foi influenciada desde o início pela cor utilizada no logótipo e que indica o posicionamento desejado pela empresa. O resultado do investimento em marketing e comunicação visual por parte destas empresas ao longo do tempo, utilizando as cores de forma coerente, não apenas no seu logótipo, mas igualmente em todas as suas campanhas e restantes materiais de comunicação ditou o seu sucesso. A tua empresa também pode chegar lá, começando por escolher as cores estrategicamente tal como as maiores marcas, e assim causar o efeito desejado sobre o consumidor e comunicar eficazmente.

As vantagens de um bom design com as cores certas

Agora que sabes o significado de algumas cores e em que medida podem ajudar a tua marca, vamos clarificar as muitas vantagens associadas a um bom design.
Aquele ditado popular “uma imagem vale mais do que mil palavras” é realmente verdade. Todas as empresas precisam de uma identidade visual coesa e que esteja alinhada com os seus objetivos. Até porque num meio tão competitivo, em que facilmente o consumidor pode escolher um produto ou serviço concorrente, então a tua marca deve procurar destacar-se, em grande medida através de um design adequado para captar a atenção do teu público-alvo e uma estratégia de marketing de sucesso.

Um dos principais fatores que levam as grandes empresas a investirem em comunicação visual é para transmitir uma mensagem forte e fortalecer a marca. Assim um bom design serve para:

  • Criar um impacto imediato e maior interesse no teu público-alvo;
  • Transmitir mensagens de forma mais eficaz;
  • Fortalecer o branding e imagem da marca;
  • Aumentar a tua credibilidade e autoridade;
  • Aumentar as taxas de conversão = mais vendas.

Atenção(!) que a imagem da tua empresa começa com o logótipo e estende-se por todos os outros materiais de comunicação, tais como: cartões de visita, pastas, uniformes, passando pelo teu website e loja online, entre outros. É realmente necessário que toda a comunicação visual seja coerente e traduza o que realmente é a empresa de forma clara, objetiva e profissional. Uma das coisas mais valorizadas pelo consumidor é mesmo a coerência já que cria confiança na marca.

Grandes marcas não escolhem cores ao acaso. O nosso cérebro está programado para reagir às cores e estas são capazes de moldar as nossas emoções e os nossos pensamentos. Estudos comprovam que influenciam o nosso estado de humor e até mesmo os nossos hábitos de compra.

Já percebeste a ideia. Mas por onde começar? Antes de tudo, deves ter bem claro quais são os valores da tua empresa e quem é o teu público-alvo. Definir a buyer persona é, mais uma vez, uma importante etapa na otimização do teu plano de marketing.

Se o teu negócio não está a mostrar as suas verdadeiras cores online, podes contar com a nossa equipa de especialistas para analisar a tua identidade de marca e tratar de todo o branding. Podemos ajudar-te a alavancar as vendas com um design forte e que demonstre o que o teu negócio realmente é.

Se precisares de ajuda com o design e branding da tua empresa podes contar connosco.
Dá uma nova cor aos teus resultados com os nossos especialistas em Design e Marketing Digital, acompanha ainda o nosso
blog e segue-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Linkedin.

👉 Vamos trabalhar juntos?

Não existem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Informações

assoft-logo
Associados ASSOFT

Fica a par das nossas novidades

* = campo obrigatório

Proudly developed by TauTau Agency © 2021

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart