O Marketing de conteúdo traz resultados a baixo custo?

Sim! O Marketing de conteúdo pode trazer bons resultados sem a necessidade de grandes investimentos. Criar conteúdo de sucesso significa procurar perceber o teu público-alvo e de que forma é possível contribuir para as suas necessidades ou responder aos seus problemas reais. Não deves procurar gerar resultados no imediato que para tal existe a publicidade online, mas pensa numa estratégia a longo prazo onde o foco é informar e educar o teu público, através de dicas ou notícias por exemplo. Tudo isto é possível com pouco investimento, daí o Marketing de conteúdo ser a estratégia mais utilizada pelas empresas à escala global. Criar uma relação de confiança serve para fidelizar os teus clientes e melhorar a tua reputação.

Existem vários formatos de conteúdo à escolha, entre Blog, Redes sociais, Podcast, Webinar, E-books, Infográficos, entre outros. O Marketing de conteúdo ou Content Marketing designa exatamente uma estratégia que passa pela criação de informação relevante, através desses formatos, com o objetivo de aumentar a autoridade e dar maior visibilidade à tua marca. Tudo isto é possível com pouco investimento até, pelo Se os consumidores confiam na tua marca, isso vai influenciar as suas decisões de compra, que por sua vez traz melhores resultados.

Vamos explicar de seguida quais as vantagens do Marketing de Conteúdo e como criar conteúdo relevante em 8 passos. 

As vantagens de criar conteúdo relevante

Investe em Marketing de conteúdo, pois conteúdo de sucesso traz valor para a tua audiência e é facilmente partilhável, sendo capaz de chegar a muito mais pessoas.
Os benefícios para o teu negócio ao apostar na criação de conteúdo de qualidade são imensos: 

Aumentar a visibilidade da tua marca

A internet e as redes sociais ganham milhares de novos utilizadores a cada dia, o que se traduz numa grande oportunidade para a tua marca: quanto maior a tua presença online, mais pessoas terão a oportunidade de conhecer a tua empresa e comprar os teus produtos ou serviços.

Educar a tua audiência

Podes desenvolver e partilhar informações que levem o teu público a compreender qual a relevância de determinados produtos e serviços. Inclusive “ensinar” as pessoas a utilizar um determinado produto. 

Ser referência no mercado

Um conteúdo relevante é aquele que traz valor às pessoas, portanto deverão recorrer aos conteúdos da tua empresa para se informar sobre um determinado tema. É dessa forma que consegues consolidar o teu conhecimento e know-how, para ser compreendido como um especialista no tema e consequentemente te tornares numa referência no mercado.

Aumentar o número de visitantes do teu site 

Se através do teu conteúdo consegues responder às “dores” ou problemas de um público-alvo, esse conteúdo é visto como relevante. Portanto vais chegar a um maior número de pessoas que pesquisam sobre um determinado tema. E se fores compreendido cada vez mais como um especialista no tema, o teu site vai ser procurado por aquela informação e pode demonstrar como a tua oferta é capaz de atender às necessidades da tua audiência. Logo maiores são as chances de converter essas pessoas em clientes, melhorando a tua taxa de conversão. 

Captura de leads

Conteúdos gratuitos podem ser um ótimo recurso para captura de leads. Como os famosos e-books, bem como infográficos e outros materiais, estes recursos podem ser muito valiosos para desenvolver ações de marketing para a tua marca, onde basta solicitar que o utilizador forneça pelo menos um e-mail de modo a ter acesso ao conteúdo. Aí poderás iniciar as tuas campanhas de e-mail marketing.

Melhor posicionamento nos motores de busca

Quando o teu site tem conteúdo de qualidade e um bom trabalho de SEO (Search Engine Optimization) vai alcançar melhores posições nos resultados dos motores de busca. Consequentemente o teu domínio é valorizado e aumentarás o tráfego para o teu site. 

Redução de custos

Como indicado anteriormente, a produção de conteúdo tem como objetivo gerar resultados de forma orgânica. O que significa trazer cada vez mais pessoas para o teu site de forma gratuita ou com um investimento mais baixo, comparativamente com uma estratégia de publicidade online.

Os 8 passos para criar conteúdo relevante:

Agora que já desconstruímos as grandes vantagens para a tua empresa, vamos enumerar os 8 passos para criar conteúdo relevante para o teu público-alvo e consequentemente aumentar a visibilidade da tua marca e a sua autoridade, para melhores resultados.

Qualidade acima de quantidade

Antes de mais, não percas tempo a desenvolver conteúdo em exagero e que vai igualmente ser uma perda de tempo para a tua audiência. Aposta em informação interessante para o teu público, para que seja alvo de pesquisas e facilmente encontrada pelas pessoas. Podes investir em palavras-chave pertinentes e apostar em títulos atraentes, mas o conteúdo deve conter realmente informações relevantes pois é assim que reténs o teu público-alvo. Responde de forma clara às suas dúvidas ou curiosidades e gera valor com a informação que pretendes disponibilizar, ao ensinar e educar.

Foco no público-alvo

Como indicado anteriormente, deves entregar informação relevante à tua audiência. Ou costumas consumir conteúdo na internet que não seja do teu interesse? Deves ter esse pensamento sempre em mente, procurando saber o que o teu público-alvo consome online, sobre o que pesquisam e quais as suas necessidades para o dia-a-dia. É assim que saberás como apresentar de forma mais eficiente as soluções da tua empresa. A tua audiência é sempre o centro da tua estratégia de conteúdo.

Análise de concorrência

É sempre importante estar informado sobre os teus concorrentes, pois conhecendo a sua oferta em termos de produtos ou serviços podes criar estratégias para te diferenciar e procurares te destacar dos mesmos. Relativamente a uma estratégia de criação de conteúdo, o princípio é exatamente o mesmo. Deves procurar te destacar, seja através de uma maneira inovadora de comunicar ou apresentando pontos de vista únicos. Criar algum ponto diferencial de modo a atrair mais clientes. 

Atenção à linguagem e tom de voz da tua marca

É importante ter em consideração a linguagem que utilizas para comunicar com a tua audiência e o “tom de voz”. Isto é, o conteúdo deve ser de fácil compreensão e estar adequado à tua área de atuação e às pessoas a quem queres chegar. Se a tua área é tecnologia ou saúde, podes utilizar termos mais técnicos se a tua audiência for pessoas familiarizadas com o assunto, mas para o público em geral convém simplificar.

Criar conteúdo não é vender

Este é um princípio fundamental: criar conteúdo para “ser sociável” em vez de tentar constantemente vender o teu produto ou serviço, algo que acontecia antigamente e tem mudado ao longo do tempo. Deves procurar interagir com o teu público-alvo de forma diferente, quando os utilizadores são constantemente bombardeados com informação e estímulos. 

Diversificar os canais de conteúdo

Relembramos que são vários os formatos que podes utilizar, desde o blog às redes sociais, como video, E-books e Infográficos para enumerar alguns. Aliás, deves usar e abusar dos formatos e procurar investir em diferentes maneiras de comunicar. Esse dinamismo pode te diferenciar dos teus concorrentes e trazer bons resultados, mas também não necessitas de usar todos os canais existentes. Deves estar onde estão os teus clientes e comunicar com eles de forma mais eficiente.

Divulgar o conteúdo criado

Através de técnicas de SEO (otimização para motores de busca), bom conteúdo pode trazer bons resultados a baixo custo, sendo imperativo divulgar o conteúdo através das redes sociais e outros canais relevantes. Mas para impulsionar os resultados exponencialmente e retirar o máximo proveito, é preciso complementar com promoção paga, já que a publicidade online traz ganhos em pouco tempo e é capaz de chegar a muito mais pessoas, o que pode traduzir-se em novos clientes.

 

Conclusão

As tendências dos últimos anos indicam que são cada vez mais as empresas que apostam na criação de conteúdo de alguma forma, procurando ser mais relevantes que a sua concorrência. Seja através das redes sociais ou de um blog, as vantagens são imensas para a tua empresa já que os resultados orgânicos não exigem grandes investimentos, mas para fazeres publicidade online não é igualmente necessário que tenhas um budget de milhares ou milhões à tua disposição, desde que tenhas uma estratégia bem delineada. Podes começar a investir em Marketing de conteúdo de forma simples e gratuita, bastando para tal dedicação e tempo, que os resultados irão aparecer a médio e longo prazo. 

 

Se precisares de ajuda com a tua estratégia de conteúdo ou precisas de um especialista em publicidade online, podes contar connosco. Na Tau Tau encontras profissionais experientes sempre disponíveis para apoiar o teu negócio. O teu sucesso dita o nosso sucesso.
Para saber mais sobre Marketing Digital, acompanha o nosso blog e segue-nos nas redes sociais Facebook, Instagram, Tik Tok e Linkedin.

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