Vamos adotar o Marketing Sustentável?

Sim! A adoção do Marketing Sustentável pelas empresas vai de encontro ao novo tipo de consumidor e ideais que a crise pandémica criou. Este consumidor, apesar de estar condicionado a restrições e a novos cuidados, tornou-se mais preocupado com o que compra e nos tipos de marcas que segue.

O impacto do ser humano no meio ambiente é cada vez mais uma questão de desassossego que precisa de ser solucionada a todos os níveis, incluindo o mundo empresarial e o do próprio consumidor.

O que é o Marketing Sustentável?

O Marketing Sustentável é o avanço inevitável da teoria de Kotler do Marketing 3.0. 

O 3.0 baseia-se na importância que as empresas têm que dar aos valores, crenças e cultura. O objetivo deste é oferecer soluções que respondam a estas questões valorativas e que possam também estar ligadas à visão e missão da empresa.

O Marketing Sustentável é a implementação de medidas e práticas sustentáveis a um negócio para melhorar a imagem da empresa, atingir um segmento de mercado específico e criar uma relação forte com os clientes, de forma a fidelizar à sua marca. O Marketing Sustentável está diretamente ligado à regra dos 3 R’s: reduzir, reutilizar e reciclar.

O Marketing Sustentável obriga a com que seja necessário um planeamento constante e bem adaptado à organização, para controlar e gerir os recursos consoante os critérios sociais e ambientais e cumprir metas corporativas.

Qual é a importância do Marketing Sustentável?

O sucesso do Marketing Sustentável é encontrar o equilíbrio entre a manutenção de um planeta saudável e o sucesso do negócio. A utilização do Marketing Sustentável não só traz benefícios à empresa, como acaba por ter benefícios globais. 

Algumas empresas, nomeadamente multinacionais, ao virarem o seu negócio para a sustentabilidade podem: 

  • Poupar recursos desnecessários;
  • Criar uma imagem mais forte e consolidada no mercado;
  • Apoiar uma causa social,
  • Implementar estratégias de Marketing redirecionadas às preocupações do consumidor que provocam o aumento da lucratividade.

O Marketing Sustentável no Digital

A adaptação sucessiva dos negócios ao digital veio facultar a implementação do Marketing Sustentável na gestão empresarial. 

Não só a promoção de eventos e publicidade em geral passou a ser mais dinamizada através do Marketing Digital como também a transmissão de ideias, conhecimentos e críticas passaram a ser feitas instantaneamente. 

Considera-se que o Marketing Digital é uma das estratégias mais importantes para tornar o negócio sustentável. O consumidor mais informado procura marcas que se adequem aos seus valores.

O Marketing Digital é uma ferramenta essencial para a dinamização da sustentabilidade da empresa através da criação de oportunidades como: promoção mais rápida de causas ambientais e sociais; utilização das redes sociais para mostrar o produto e as suas características sustentáveis e personalização de mensagens, conteúdos e campanhas de Marketing para cada segmento de mercado.

Como tornares o teu negócio sustentável?

Para conseguires implementar o Marketing Sustentável na tua empresa, tens que ter como objetivo criar produtos que vão de encontro aos valores do teu consumidor e que não prejudiquem o meio ambiente e por isso deixamos-te algumas dicas: 

  • Aposta em parceiros com produtos sustentáveis para fornecer a tua empresa e que apoiem causas solidárias;
  • Opta por embalamento e outros elementos recicláveis e não refinados;
  • Cria um ponto de venda online para diminuir a utilização de combustíveis e controlar o nível de poluição na transação de um produto;
  • Dinamiza a promoção do teu produto através da utilização do Marketing Digital como o E-Mail Marketing e publicidade em redes sociais;
  • Incentiva os teus colaboradores a adotar práticas sustentáveis fora e dentro do escritório (isto ajuda a ultrapassar ceticismo sobre a mudança de comportamento e gera buzz capaz de atingir o teu consumidor);
  • Apoia programas com causas sociais ou ambientais, como a Quercus, ProNatura e a GAIA.

Não te esqueças que para que estas medidas tenham impacto com o teu cliente é necessário que sejam planeadas a longo prazo. O planeamento irá ajudar-te a criar uma relação duradoura com o teu cliente e com que este, ao se deparar com uma escolha entre marcas do mesmo produto, irá optar pela qual confia e segue continuamente. 

 

Esperamos que com este artigo tenhas conseguido perceber o que é o Marketing Sustentável, a sua importância, a sua importante adaptação ao digital e algumas dicas para conseguires implementar esta nova estratégia na tua empresa.

Lembra-te que para conseguires com que a tua marca tenha sucesso não podes apenas responder aos problemas físicos do consumidor, mas também apoiar as suas causas e implementar os mesmos valores no teu negócio e produto.

Se precisares de ajuda de um especialista em Marketing Digital, podes contar connosco. O teu sucesso dita o nosso sucesso.

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