Tik tok, o que é?

Tik Tok Rex

Assistimos atualmente a um novo fenómeno chamado “Tik Tok”. Esta é uma rede social que está a bater recordes de downloads a nível mundial e que está a ser muito utilizada como novo meio de comunicação entre as figuras públicas, influenciadores e o público em geral.

Números Impressionantes

Já superou o Instagram nos Estados Unidos. Tem mais de 1,1 mil milhões de instalações e o grande objetivo é inspirar a criatividade, o humor e trazer alegria ao público.

Plataforma de vídeos

O Tik Tok foi lançado pela empresa chinesa ByteDance e tem como objetivo a partilha de vídeos mobile de curta duração, mais propriamente, até 15 segundos. O utilizador pode gravar o vídeo e editá-lo, inserir diversos efeitos e ainda pode acrescentar sons de fundo. O consumo dos vídeos é muito rápido e interativo, o que permite ao utilizador ter uma experiência divertida. Na plataforma é possível seguir perfis, fazer likes nos vídeos, comentar, partilhar, pesquisar sobre temas, usuários, vídeos, sons e hashtags.

Tik Tok e as estratégias de marketing das empresas

Diferentes empresas já começam a prestar atenção ao grande potencial desta rede social e a utilizar essa ferramenta para conquistar o público e gerar uma maior aproximação. O Tik Tok é ideal para empresas cujo público se centraliza dentro da faixa etária mencionada. Com um público-alvo mais velho e com características mais sérias, investir nesta plataforma pode não trazer os resultados esperados. Se sua empresa tem públicos bem diferenciados, com consumidores mais jovens e outros grupos mais velhos, é possível criar as estratégias e direcionar para o público mais adequado.

Se o seu público está presente nesta rede social, saiba o que pode fazer:

  • Criar vídeos divertidos sobre o dia-a-dia da empresa e divulgar as atividades que são feitas por detrás daquilo que o cliente vê e com o qual tem contacto. Desta forma, o seu público-alvo poderá ganhar uma nova percepção sobre tudo o que envolve a realização do seu trabalho e ganhar uma maior consciência sobre o trabalho que realmente tem.
  • Promover desafios com hashtags: esta estratégia vai ampliar a visibilidade da sua marca. Pode incentivar os utilizados a realizarem os seus desafios e a partilharem-nos com a hashtag criada pela empresa;
  • Fazer parcerias com influenciadores: procure influenciadores digitais que façam sentido para a sua marca e proponha ações conjuntas. As parcerias com pessoas influentes podem gerar benefícios à empresa e aos seus produtos e serviços.
  • Produza e divulgue stickers: os stickers são imagens divertidas que podem ajudar no branding da marca, despertando a atenção dos utilizadores que usam o tik tok.
Tik Tok app

O que aprendemos sobre o Tik Tok

É uma app viral, que já conquistou números muito significativos e com uma rapidez incrível. O público presente é bastante característico e, por vezes, são muitas as empresas que acabam por não conseguir explorar esta ferramenta devido à incompatibilidade do público.

Por outro lado, se o seu público está presente, esta rede social pode gerar uma análise interessante. Há redes sociais que servem como um canal de entretenimento por meio de conteúdo e esta é uma delas. Se partilhar conteúdo capaz de chamar à atenção e de gerar valor, irá conseguir provavelmente, um alto engagement.

A proposta do Tik Tok é precisamente dar a oportunidade aos utilizadores de criarem conteúdos criativos por via de uma plataforma que facilita a manipulação de vídeo e áudio ao mesmo tempo, com efeitos e filtros diferentes.

Não é preciso ser um expert em manipulação de vídeos, conhecer a fundo os efeitos e saber trabalhar com áudio. A plataforma é bastante simples e interativa. Está pensada para qualquer pessoa conseguir criar os seus vídeos, editá-los e publicá-los.

Esta rede social é a prova que as redes sociais são também plataformas de entretenimento e não um canal apenas para vender produtos e serviços. Devemos pensar sobretudo em criar ligação com o público.

Se esta é uma rede social que faz sentido para a sua empresa, para as suas marcas ou para si, enquanto pessoa, meta mãos à obra, crie os seus tik toks e divirta-se!

Se quer saber mais sobre marketing digital, continue a acompanhar o nosso blog.

Não existem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart