Deves apostar no conteúdo que provoca Emoção?

Sim, como se diz no mundo online, “o conteúdo é rei”. O Marketing Digital tornou-se uma ferramenta essencial para o desenvolvimento e crescimento das marcas em 2021. Para além da definição de objetivos, é importante escolher as estratégias que melhor se adequam ao público-alvo.

Considerada a geração que mais utiliza e valoriza as redes sociais e desenvolve conteúdo escrito e vídeo, a aposta neste de conteúdo no mundo empresarial também deve acontecer. É necessário criar uma ligação entre o consumidor e as marcas para responderem melhor a todas as necessidades materiais e emocionais dos seus clientes.

Para que essa ligação aconteça, é importante utilizar estratégias que demonstrem a missão e os valores da empresa e, principalmente nesta época, quais são as principais iniciativas e associações que estas apoiam.

Uma boa estratégia de Marketing Digital, deve investir-se tanto na produção de conteúdo relevante como em publicidade de modo a maximizar os resultados e os ganhos.

Através de uma boa estratégia de conteúdo, é possível comunicar de forma relevante, a uma audiência planeada, para que esta a partilhe e crie Buzz dentro das comunidades.

Com este tipo de conteúdo é importante seguir-se pela AIDA (Atenção, Interesse, Desejo e Ação). É importante criar conteúdo, inicialmente, que chame a atenção do consumidor, de preferência com algo que cative e fique na memória. Ao relembrar-se do conteúdo, irá estar a gerar interesse e produzir um novo desejo. Por fim, o cliente irá procurar a marca e efetuar uma compra final.

Vantagens do Conteúdo emocional

Para além de ser importante o que se apresenta, também é muito importante pensar em como se vai apresentar ao futuro cliente. Como é que podes cativar e marcar o teu público através da criação de conteúdo?

A resposta é muito simples: conteúdo emocional. Mas sabes o que é o conteúdo emocional?

Fácil! Todo o tipo de informação e/ou imagens visualizadas que nos provocam qualquer tipo de emoção como, alegria, tristeza, raiva, medo, surpresa, afeto, confiança, entre outras. A utilização deste tipo de conteúdo pode ser vantajoso, especialmente quando está associado a emoções positivas e/ou fortes e ligadas a uma causa importante.

A estratégia de conteúdo pode trazer várias vantagens para a tua empresa, tais como:

– Influenciar o teu cliente no processo de decisão de compra;

– Aumento da visibilidade da marca;

– Melhorar o tráfego do teu website ou loja online;

– Promover a captura de leads;

– Diminuir os custos.

Conteúdo emocional em datas comemorativas

Agora que já sabes as vantagens da utilização deste conteúdo, é importante também saberes qual a melhor época para utilizar. O uso do conteúdo emocional em datas comemorativas, como o Natal, Dia dos Namorados, Dia da Mãe, Dia do Pai, entre outros, pode gerar facilmente mais resultados para a tua empresa.

Para muitas empresas, torna-se importante apoiar uma causa nobre e passar uma mensagem nestas épocas e por isso, optam por desenvolver conteúdos forte e que apelem às emoções dos seus clientes. Um dos melhores exemplos é competição anual entre marcas para criar o melhor anúncio de Natal. As principais mensagens que estas procuram transmitir vão desde a ajuda aos mais necessitados ao apoio de instituições.

Ao juntares a criação de conteúdo e a partilha de uma mensagem durante as datas comemorativas, tens a fórmula para o sucesso e para o conteúdo viral. Os conteúdos que mais nos marcam por vezes, são os mais simples e que ficam no ouvido, como a música do Pingo Doce no Natal ou o gelado da Olá no início do Verão.

Se fores uma marca acabada de nascer, aconselhamos-te a apostares fortemente no conteúdo que produzes para as tuas redes sociais e website porque só com bom conteúdo conseguirás conquistar novos clientes.

 

 

Esperamos que este artigo te tenha ensinado o quão importante é o marketing e criação de conteúdo para o crescimento e sucesso das empresas, especialmente para conseguirem conectar-se com o seu público-alvo.

Lembra-te que para conseguires com que a tua marca tenha sucesso não basta criar, é preciso pensar e definir objetivos claros para cada conteúdo que lanças e assim, manter uma comunicação constante e clara com o teu público. Aconselhamos-te a apostares no conteúdo emocional nas datas comemorativas para com que os teus clientes se lembrem dos teus produtos e/ou serviço.

 

Se precisares de ajuda de uma agência de Marketing Digital que dinamize as tuas redes sociais e crie os teus conteúdos, podes contar connosco. O teu sucesso dita o nosso sucesso.

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