Publicidade online: o que é?

Publicidade online

Ter uma estratégia de publicidade online é mais do que uma tendência. Atualmente, é uma necessidade das empresas se pretendem realmente destacar os seus produtos, serviços.  Este formato de publicidade tem vindo a transformar completamente a forma como conectamos as marcas e os consumidores.

Antes, as empresas focavam-se na publicidade tradicional. Mediante o budget que tinham, investiam em publicitar as marcas, produtos ou serviços nos jornais, nas revistas, na televisão, na rádio, panfletos, brochuras, cartões de visita e outdoors. Hoje em dia, com a evolução da internet, surgem novos recursos para publicitarmos os negócios, permitindo inclusive fazermos um tipo de publicidade muito mais segmentada. Temos os banners, links patrocinados, redes sociais, email marketing, newsletters, afiliados, influenciadores, vídeo, áudio, imagens que valem mais do que mil palavras. Como podes ver, existem inúmeras possibilidades e o preço é muito mais interessante! Hoje em dia as pessoas utilizam a internet para tudo, pesquisam informação, compram online, consomem conteúdo interativo, leem, atualizam-se, tirar cursos, esclarecem-se, entram em contacto umas com as outras, fazem reservas, ouvem podcasts e muito, muito mais!  

O que é a publicidade online? 

Publicidade online é a forma de promover uma marca, pessoa, empresa, produto ou serviço através dos dispositivos e canais digitais. Serve para promovermos as nossas ofertas, alcançar público-alvo e criar uma relação com os consumidores.

Se as pessoas estão na internet diariamente, as marcas precisam de estar online. Têm de ter uma presença no Google, nas redes sociais, blogs e noutras plataformas que possam fazer sentido. A ideia é ter uma presença digital forte e atrativa! E para potenciarem o seu contacto com o público, surgiu a publicidade digital, que é hoje em dia complexa. Exige visão, pesquisa, know-how, muita estratégia, muito planeamento e muita análise!

A diversidade de formatos, formas de cobrança e escolhas para uma segmentação eficaz tornam as plataformas mais robustas e cheias de opções para as marcas.

Quais são os benefícios da publicidade online? 

Não é por acaso que vemos as marcas a investir cada vez mais na sua presença digital. Vemos esta estratégia ser adotada por grandes, médios e pequenos negócios. As plataformas online permitem que todos compitam de uma forma mais equilibrada e a diferença está na preparação estratégica, que confere às marcas obter melhores resultados.

As principais vantagens da publicidade online são:

  • Alcance: a internet não tem fronteiras, pode chegar a público que se encontra na sua localização, noutras áreas geográficas e até mesmo em países diferentes. Isto significa que este formato de publicidade tem a capacidade de aumentar o alcance da sua empresa para divulgar a sua marca, a sua oferta e para vender.
  • Segmentação do público: se já ouviu falar sobre big data, sabe que a internet recolhe e armazena milhões de dados e a grande vantagem para a sua empresa é que estes dados são também sobre os seus potenciais clientes. Podem ser usados na segmentação do público e atingir precisamente que desejas!
  • Cobrança mediante resultados: os canais online têm grande vantagem em relação aos midia tradicionais, na internet, as plataformas estão preparadas para cobrar mediante os resultados, que podem ser um click, uma visita ao site, uma conversão, um aumento de seguidores, a subscrição de uma newsletter, o preenchimento de um formulário, um like numa publicação, um comentário, a inscrição num curso ou evento, entre tantas outras. Existem formas de cobrança específicas: custo por click (CPC), custo por mil impressões (CPM) e custo por aquisição (CPA).
  • Medir resultados: outro dos grandes potenciais do big data é a possibilidade para analisarmos os resultados que obtivemos com a publicidade. Podemos saber com certeza o número de pessoas que viram o anúncio, quantas clicaram nele e quantas vendas obtivemos. Desta forma, posteriormente, conseguimos avaliar o Retorno Sobre o Investimento (ROI), que é um indicador de desempenho muito importante. 
  • Formatos variados: na publicidade digital podemos trabalhar com inúmeros formatos. Podemos utilizar um vídeo, uma imagem, um layout, texto, links patrocinados, um Webinar, entre outros.
  • Competitividade para pequenos negócios: existe democracia porque não precisamos de grandes verbas para divulgar a nossa marca na internet. Existem formas de o fazermos organicamente, onde não existe investimento financeiro direto, mas que não proporciona resultados tão bons e tão rápidos. Quando começamos a investir, podemos utilizar o valor que quisermos e teremos controle sobre as nossas campanhas.  

Que tipos de publicidade online existem? 

Vamos agora abordar dois tipos de publicidade: a orgânica e a paga. Existem muitas possibilidades e os formatos estão sempre a ser otimizados, o que exige acompanhamento.

Meios pagos 

A publicidade paga realiza-se através de plataformas que cobram pela vinculação do midia utilizado. Os principais canais são:

  • Google Search;
  • Google Display;
  • Social Ads;
  • Mobile Ads;
  • Google Shooping.

Meios orgânicos 

A publicidade orgânica leva mais tempo a obter resultados, todavia é uma forma de começares a aproveitar o potencial do digital. Os principais canais são:

  • Search Engine Optimization (SEO);
  • Redes Sociais;
  • Email Marketing;
  • Blog;
  • Guest spot.

Neste artigo percebeste o que é publicidade online, quais são os seus benefícios, as suas tipologias e as técnicas que utilizamos para o fazer. É necessário o know-how e as competências técnicas para o fazermos de forma eficaz. O importante é sempre manter o foco na experiência que proporcionamos aos nossos utilizadores, segmentar bem as nossas campanhas, testar muitas vezes, investir em remarketing e analisar sempre os resultados. 

Se queres saber mais sobre marketing digital, continua a acompanhar o nosso blog.


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