As festividades natalícias estão quase a chegar e devido à situação atual, a Google publicou recentemente um guia sobre tendências de pesquisa de consumo com o intuito de ajudar as empresas a alinharem as suas estratégias de marketing digital. Com este recurso, a Google procura gerar oportunidades às empresas para fazerem face aos impactos do ano de 2020.
Além de um maior número de consumidores a comprar online e do volume de pesquisas estar em forte crescimento, a Google dá ênfase à seguinte informação:
- Uma grande percentagem dos consumidores planeia fazer as compras de natal mais cedo este ano, de modo a evitar aglomerados e questões relacionadas com falhas de stock. Através das compras online, os consumidores estão a evitar os períodos de maior “pico” de procura nos espaços físicos;
- As pesquisas a nível local “perto de mim” crescem 100%. Além deste dado, sabemos que existe um aumento de 3000% a nível global da procura pela opção da entrega do produto encomendado num local mais conveniente ao cliente, nomeadamente à porta do estabelecimento ou diretamente no carro do cliente, sem que tenha de entrar na loja para recolher a sua encomenda;
- As pesquisas online aumentam, inclusive sobre ideias para presentes, com termos como “preços acessíveis” a crescer 60%;
- 70% dos utilizadores do Youtube indicam que a plataforma lhes dá a conhecer novas marcas e produtos;
- As pesquisas sobre lojas online de roupa cresceram 100% globalmente;
- Os consumidores procuram contribuir para causas e têm a intenção de auxiliar negócios mais pequenos a nível local.
Fonte: Social Media Today