Em comunicado, o Instagram afirma que nos últimos meses houve um “boom” no consumo de vídeos de curta duração e de entretenimento, sendo por isso o Reels uma forte aposta, que permite ainda aproveitar e acompanhar as tendências da rede social concorrente Tik Tok. Além disto, o IG tem procurado testar novas formas de impulsionar o comércio eletrónico dentro da aplicação, através de ferramentas que podem ser utilizadas pelas marcas e criadores de conteúdo.
O Shop é um canal que tem sido testado no Instagram desde julho com o intuito de trazer experiências de compra para a rede social. Permite ao utilizador aceder às lojas online das várias marcas para conhecer novos produtos sem sair da aplicação. Esta pode ser uma nova oportunidade de negócio tanto para as marcas como para a rede social. O objetivo final será a possibilidade de realizar compras diretamente na aplicação com poucos cliques, possivelmente com recurso ao Facebook Pay que está ainda em fase de testes. Além do Shop, o Reels também pode ser uma funcionalidade vantajosa para as marcas apresentarem os seus produtos ou soluções, de modo a complementar as experiências de compra dentro da aplicação.
Com esta nova atualização, já disponível para todos os utilizadores, o Instagram introduziu no Feed dois novos ícones que correspondem ao Reels e à Shop, tornando estes canais facilmente acessíveis com apenas um clique. Assim se torna claro o foco da rede social em integrar ferramentas de e-commerce e de se tornar num Marketplace gigante, acessível aos seus mais de mil milhões de utilizadores mensais ativos.
Fonte: Social Media Today