Recentemente foi anunciado o lançamento de um botão de compras para as contas do WhatsApp Business, um recurso que permite facilitar o acesso do consumidor ao catálogo de produtos ou serviços das marcas. Ou seja, a possibilidade de realizar compras a partir de uma conversa entre o consumidor e uma marca, sem sair da aplicação.
O que pode significar mais um avanço para o Conversational Commerce, onde os consumidores interagem com um representante da marca, com um chatbot ou uma mistura dos dois para uma interação em tempo real. O consumidor é assim capaz de obter recomendações personalizadas, ter acesso a reviews ou avaliações sobre um determinado produto ou serviço, aceder ao Apoio ao Cliente, bem como receber confirmações de encomenda ou notificações sobre ordens de envio e entrega, como já acontece no Facebook Messenger.
Apesar de não ser tão comum em Portugal, este modo de comunicar através de aplicações para mensagens (Facebook Messenger, WhatsApp, WeChat, entre outros) tem ganho cada vez mais adeptos e é bastante utilizado por marcas de variadas dimensões no estrangeiro.
Fonte: Meios e Mensagem