Porque os clientes online abandonam o carrinho de compras?

São várias as razões que levam um utilizador a abandonar o carrinho de compras durante uma compra online, não completando a compra.
É algo que ocorre com bastante frequência nas plataformas de e-commerce e lojas online. Aliás, apenas uma pequena percentagem dos utilizadores nunca colocaram artigos num carrinho de compras virtual e acabaram por abandonar o site sem concluir o processo de pagamento.
A lista de motivos para “abandono” do carrinho virtual podem ser muitos, mas os estudos apontam que os mais relevantes são:

👉 Custos de envio superiores ao previsto pelo consumidor;
👉 Necessidade de criar conta na plataforma;
👉 Visita ao site apenas para comparação de preços;
👉 Processo de compra muito longo ou confuso;
👉 Demora no prazo de entrega;
👉 Falta de opções de pagamento ou o mesmo parece ser inseguro;
👉 Problemas técnicos no site.

Com as taxas de “abandono” a aumentarem progressivamente nos últimos anos, as marcas têm procurado usar estratégias tal como o e-mail marketing para relembrar os clientes que não concluíram as compras, indicando que “deixaram um carrinho com artigos abandonado”. Segundo a Entrepreneur, os dados apontam para mais de 40% dos e-mails abertos, sendo que 50% daqueles que são abertos recebem pelo menos um clique. Dentro daqueles que realizaram cliques, metade voltaram à plataforma de e-commerce ou loja online efetivarem alguma compra.

Fonte: Marketeer

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