A plataforma continua em crescimento e tem como foco o E-commerce de forma a criar novas fontes de rendimento para criadores de conteúdo. O sucesso futuro da rede social passa exatamente por aí, na capacidade de motivar influenciadores e/ou criadores de conteúdo a utilizarem cada vez mais a plataforma, em vez de trocarem o Tik Tok por outras redes sociais como o Youtube e o Facebook que oferecem várias possibilidades de monetização.
Mesmo que o Tik Tok seja popular e apresente uma audiência crescente, o seu sistema de publicidade não está ao mesmo nível que os concorrentes, sendo um entrave para a sua sustentabilidade a médio e longo prazo. O E-commerce apresenta portanto uma grande oportunidade para complementar estas deficiências, tendo levado o Tik Tok a criar várias parcerias ao longo dos últimos meses e apostar em novas funcionalidades, que estão em testes. Em breve poderão mesmo estar disponíveis as seguintes 3 funções, são elas:
- Uma ferramenta que permite aos utilizadores mais populares criar links para produtos e automaticamente receber comissões sobre as vendas. Semelhante ao mecanismo de marketing de afiliados.
- A possibilidade de marcas poderem criar e mostrar na plataforma os seus catálogos de produtos, para aproveitar a sua exposição online e apresentarem as suas soluções.
- Shopping durante vídeos de transmissão em direto, ou seja, permitir a compra de produtos durante tais vídeos, onde os utilizadores podem através de poucos cliques adquirir algum artigo que tenham visualizado. Uma espécie de versão mobile das campanhas de televisão onde se apresentam certos produtos.
A capacidade de inovação e o investimento são fundamentais para que qualquer rede social se destaque das restantes, procurando a sua sustentabilidade no futuro e com vista a melhorar os seus resultados.
Fonte: Social Media Today