Os Portugueses e as Redes Sociais: dados importantes

Marketing Digital

No nosso artigo “O que são redes sociais”, explicámos para que servem as redes sociais e mencionámos algumas das suas vantagens para as empresas. Representam cada vez mais um canal de comunicação com o seu público-alvo e potenciam o alcance da oferta de produtos ou serviços a um mercado à escala global.

Neste artigo, vamos referenciar dados importantes para percebermos melhor o que se passa atualmente no mundo e no nosso país ao nível digital, até porque os dados são importantes para a tomada de decisões e previsão de tendências. 

Com a internet, o paradigma está a mudar, surgem novas tecnologias a todo o momento e algumas moldam o futuro da vida das pessoas e de setores por completo. Basta pensar por exemplo no Spotify, serviço de streaming de música fundado em 2008 que levou ao desuso de CD’s e DVD’s; no Whatsapp que surgiu em 2009 e ganhou popularidade até se tornar numa das principais formas de troca de mensagens do mundo, substituindo o famoso SMS; e na Uber, fundada em 2009, que alterou o setor do transporte de passageiros. Relativamente a redes sociais, o Facebook, fundado em 2004 e o Instagram em 2010, também mudaram completamente o dia a dia de pessoas e empresas, a partilha de fotografias e vídeos tornou-se uma realidade e são hoje plataformas de sucesso para a criação de conteúdo, além de representarem uma ferramenta essencial nos meios de publicidade de produtos e serviços. 

Mas, com tantos sites e plataformas a surgirem frequentemente, quais são as mais utilizadas no mundo e em específico Portugal? Vamos analisar algumas estatísticas sobre o uso de redes sociais lá fora e cá dentro.

As redes sociais no mundo

As redes sociais são sites e plataformas virtuais que fazem hoje parte do dia-a-dia de mais de metade da população mundial, que significa que mais de 3,5 mil milhões de pessoas estão frequentemente “online” para partilha de informação e conhecimento. Obviamente que o acesso à internet nas regiões e países mais ricos é praticamente universal, pelo que a taxa de penetração das redes sociais é largamente maior, com especial foco nos jovens adultos. Ainda assim, estima-se que a cada mês surjam 25 milhões de novos utilizadores online no mundo, que representa 25 milhões de possibilidades para o teu negócio.

Segundo um relatório de julho de 2020 da We Are Social e da Hootsuite em relação ao número de utilizadores ativos mensalmente: 

  • O Facebook é a rede social mais utilizada no mundo com mais de 2,5 mil milhões  de utilizadores; 
  • O Youtube e o Whatsapp surgem de seguida com 2 mil milhões de utilizadores;
  • O WeChat, aplicação concorrente do Whatsapp especialmente famosa no mercado asiático, tem mais de 1,2 mil milhões de utilizadores;
  • O Instagram tem mil milhões de utilizadores ativos por mês;
  • O Tik Tok é a rede social que tem ganho mais popularidade recentemente, tendo atualmente mais de 800 milhões de utilizadores ativos.

Entre outras plataformas com números impressionantes, estão o Reddit, o Snapchat, o Pinterest e o Twitter, com mais de 300 milhões de utilizadores ativos mensalmente cada uma.

O relatório da We Are Social e da Hootsuite indica também que a utilização diária de internet (utilizadores dos 16 aos 64 anos de idade), é a seguinte:

  • A nível mundial, uma pessoa está em média 6 horas e 43 minutos online;
  • As Filipinas é o país com a média mais alta de utilizadores online, com 9 horas e 45 minutos;
  • Com a média mais baixa encontra-se o Japão, com 4 horas e 22 minutos;
  • Portugal apresenta uma média de tempo online de 6 horas e 38 minutos.

Na utilização de internet, podemos incluir atividades como jogos, chats e aplicações de mensagens, redes sociais, consulta de notícias, entre outras. 

Relativamente ao tempo médio de uso das redes sociais, estes são alguns números interessantes a reter: 

  • A média global diária de passagem de tempo nas redes sociais situa-se nas 2 horas e 24 minutos por pessoa;
  • As Filipinas continuam a levar a taça, com a média mais alta de 3 horas e 53 minutos;
  • O Japão está no extremo oposto, com uma média diária de 45 minutos;
  • Em Portugal a média de utilização das redes sociais é de 2 horas e 4 minutos.

Marketing digital

As redes sociais em Portugal

Somos mais de 10 milhões de portugueses, onde acima de 70% possuem telemóvel. Além deste dado, em Portugal existem 6 milhões de contas na rede social Facebook, havendo também outras bastante conhecidas e utilizadas como o Whatsapp, YouTube, Linkedin, Twitter, Instagram e Tik Tok. Em média um português passa mais de 2 horas online por dia a consumir conteúdo e está presente em mais do que três redes sociais. Sabemos ainda que 87% dos utilizadores acedem a estas plataformas várias vezes ao dia. Estes factos,  representam claramente uma oportunidade para as marcas ao nível de marketing, que de forma rápida e dinâmica se podem envolver e interagir com o seu público, criando relações mais fortes e awareness. Aliás, cerca de 70% dos utilizadores afirma que se recorda de ter visto publicidade nas redes sociais e um em cada três, já realizou compras através destas plataformas digitais. 

A situação que vivemos atualmente, tem incentivado ainda mais ao uso generalizado da internet e das redes sociais, e acelerou a intenção dos portugueses na realização de compras online, mesmo para aqueles que nunca o tinham feito antes. 

Segundo um estudo da Marktest, publicado este ano, o Facebook continua a ser a rede social mais utilizada pelos portugueses e apresenta a notoriedade mais alta, apesar da sua tendência de decréscimo, que indica que pode estar a perder utilizadores para outras redes sociais. Para os mais jovens, na faixa etária dos 15 aos 24 anos de idade, a rede social mais utilizada é o Instagram, ultrapassando o Facebook, mantendo a sua tendência de crescimento tanto em notoriedade como penetração. O Tik Tok apresenta resultados semelhantes, obtendo um 5º lugar em notoriedade. Ao mesmo tempo, o Pinterest e  o Twitter, registam um maior crescimento no número de utilizadores. 

Sabendo nós que os portugueses estão cada vez mais presentes nas redes sociais, as empresas têm aqui uma oportunidade valiosa para alavancar as suas bases de dados de clientes, através de publicidade. Com uma estratégia bem delineada, os resultados pagos potenciam significativas oportunidades de negócio e trazem retorno. Ou seja, se queres vender mais e chegar a mais pessoas, a publicidade online é uma das melhores estratégias que deves considerar, até mesmo porque é adaptável ao budget de qualquer empresa. Outra tendência que parece estar para ficar é o vídeo, com os algoritmos das redes sociais a privilegiarem este tipo de conteúdo. 

Esta é portanto a altura ideal para adaptares o teu negócio ao contexto atual,  implementando uma estratégia de sucesso. Apostar na tua marca é o melhor investimento que podes fazer para gerar retorno a médio e longo prazo. O marketing digital funciona para todos os negócios e traz resultados mensuráveis em pouco tempo.

Se queres melhorar os teus resultados ou saber mais sobre marketing digital, fala connosco ou continua a acompanhar o nosso blog. Podes ainda acompanhar-nos nas redes sociais Facebook, Instagram, Tik Tok e Linkedin

Não existem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Informações

Fica a par das nossas novidades

* = campo obrigatório

Proudly developed by TauTau Agency © 2020

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart